GASTO ENERGÉTICO NOS RITMOS FORRÓ E PAGODE EM ALUNAS DA ESCOLA ESTADUAL MADRE BELÉM – PALMAS/TO, BRASIL.
Palavras-chave:
Atividade Física, Gasto Energético, Dança,Resumo
Um desafio para a fisiologia do esforço atualmente é compreender a correlação entre gasto energético e prática regular de atividades físicas como método de redução ou controle de peso ponderal e prevenção das doenças advindas do sedentarismo. O objetivo deste estudo foi comparar o gasto energético em aulas de dança forró e pagode em 17 alunas (idade = 14,6±0,9 anos, massa corporal = 50,5±6,6Kg e estatura = 159,7±7,1cm) do ensino fundamental da Escola Estadual Madre Belém, onde foram submetidas a aulas de 50 minutos de dança com andamentos musicais entre 103 a 113 bpm. As alunas participaram de duas sessões de danças, em dias alternados. A estimativa do gasto energético (GE) foi por meio do acelerômetro Caltrac® 100/100 plan. A comparação do GE pelo teste t de Student apontou diferença significativa (p<0,05) entre os ritmos pagode (256,18±63,20 kcal) superior ao forró (156,41±34,47). A análise da reta de regressão linear simples não apresentou relação significativa entre o tempo de aula e o GE tanto para o pagode (R2 = -0,02 e EPE = – 82,91) como para o forró (R2 = 0,09 e EPE = 41,74). Conclusão: ambas as danças apresentaram níveis consideráveis de GE, sendo maior no pagode.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
GASTO ENERGÉTICO NOS RITMOS FORRÓ E PAGODE EM ALUNAS DA ESCOLA ESTADUAL MADRE BELÉM – PALMAS/TO, BRASIL. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/454