O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO PRIMEIRO ANO E A CORPOREIDADE DA CRIANÇA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Espaço, Ensino fundamental de nove anos.Resumo
Este artigo tem por objetivo mapear a passagem da Educação Infantil para o primeiro ano dando um enfoque no espaço físico das salas de aulas. A metodologia empregada é inspirada no Estudo de Caso contanto com múltiplas fontes de evidências. A partir desses indicadores, percebe-se que o espaço da Educação Infantil é um ambiente acolhedor, no qual a ludicidade é uma dimensão da linguagem, pois a criança se expressa com liberdade, imaginação, criatividade e prazer através do desenho, da dança e das brincadeiras. No primeiro ano, a expressão se dá, na maioria das vezes, por uso da palavra escrita, sendo poucas às vezes que o lúdico é associado. Com o avançar da passagem para os próximos anos, características como a espontaneidade, criatividade, imaginação, prazer, alegria e divertimento, bem como a dimensão do corpo, do movimento e das atividades corporais tendem a se perder, dando lugar aos cronogramas escolares cheios de conteúdos a serem desenvolvidos em um curto período de tempo, variando entre 45min e 1h30min, nos quais a professora, muitas vezes sem fazer qualquer interlocução de saberes, trabalha conteúdos diversos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
O ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO PRIMEIRO ANO E A CORPOREIDADE DA CRIANÇA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4524