PERCEPÇÃO E ATITUDES DE MORADORES DE PETRÓPOLIS-RJ SOBRE O MANEJO DOS RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS
Palavras-chave:
manejo de resíduos, contaminação ambiental, assistência farmacêutica.Resumo
O Brasil é um grande consumidor de medicamentos, porém há um claro desequilíbrio no mercado interno. Milhões de cidadãos não têm acesso ao tratamento farmacológico e entre os que consomem a sobra de medicamentos é comum. Este quadro associado à carência de legislação específica sobre o descarte, recolhimento, transporte e destinação dos resíduos domiciliares de medicamentos, tem acarretado contaminação da água e do solo por produtos farmacêuticos. Tais motivos justificam a necessidade de reconhecer as atitudes da população quanto ao descarte dos medicamentos domiciliares. Foram aplicados questionários para representantes de 102 domicílios do município de Petrópolis-RJ. Pôde-se constatar que o descarte de medicamentos em sua maioria é realizado de forma inadequada, independentemente do nível de instrução ou idade e que a falta de conhecimento sobre a venda fracionada de medicamentos leva a sobras destes após o tratamento. Certamente, o estabelecimento de regras claras sobre o tema, associadas a campanhas de conscientização teriam grande impacto sobre este perigoso quadro.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERCEPÇÃO E ATITUDES DE MORADORES DE PETRÓPOLIS-RJ SOBRE O MANEJO DOS RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4512