ESTILO DE VIDA ATIVO DOS ESTUDANTES: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA
Palavras-chave:
Estilo de Vida ativo, Estudantes, IntervençãoResumo
Nos últimos anos, os estudos na área da saúde pública apontam o estilo de vida como um dos mais importantes indicadores de saúde da população e a atividade física, importante componente deste, tem ganhado a atenção pela sua contribuição na prevenção de doenças e patologias. Portanto, este trabalho objetivou implementar e avaliar uma intervenção educativa na promoção desse estilo de vida ativo com estudantes do Ensino Médio. Tratou-se de uma investigação experimental com alunos entre 14 e 19 anos de idade de duas escolas públicas de Fortaleza (CE). Os alunos foram divididos em três turmas do grupo-intervenção e três do grupo-controle. Usamos como instrumento de pesquisa o questionário: Estilos de Vida dos Alunos, no qual utilizamos o teste do qui-quadrado nas três etapas de avaliação (pré-teste, pós-teste e re-teste); Consideramos como diferenças estatisticamente significativas apenas aquelas com valor p menor ou igual a 5% (p ? 0,05). As análises foram realizadas utilizando o programa SPSS versão 15.0 para Windows. Pré-teste: foi maior o número de rapazes do grupo controle na categoria “muito ativo”; Pós-teste: o número de alunos em geral e de garotas do grupo intervenção foi maior nas categorias “ativo” e “muito ativo”; Re-teste: os alunos, em geral, do grupo intervenção mantiveram-se na categoria “muito ativo”. Concluímos que a intervenção foi efetiva em promover e manter um estilo de vida ativo, ou seja, no acréscimo dos níveis de atividade física para todos os alunos a curto e longo prazo, especialmente entre as garotas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTILO DE VIDA ATIVO DOS ESTUDANTES: UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4510