COMPONENTES DA APTIDÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM A DOR LOMBAR INESPECÍFICA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO - ACRE, BRASIL
Palavras-chave:
Dor lombar, aptidão física, crianças, adolescentes escolaresResumo
Dor lombar é um problema comum na população adulta, e está a tornar-se um grave problema de saúde na adolescência. O objetivo do presente estudo foi verificar a associação de alguns componentes da aptidão física, com a prevalência de dor lombar inespecífica (DLI) em crianças e adolescentes escolares. A amostra foi constituída por 149 indivíduos, sendo 86 (58%) do sexo feminino e 63 (42%) do sexo masculino, com uma média de idades de 13,5±1,8, do 6º ao 12º ano de escolaridade. Foram avaliadas a sintomatologia de dor, a incapacidade funcional da dor através do inventário Roland-Morris Disability Questionnaire (RMDQ) a composição corporal, pela medição antropométrica, a avaliação motora (flexibilidade e força muscular) e a aeróbia (vaivém), seguiu o protocolo definido pelo Fitnessgram®. A amostra foi dividida em 2 grupos: “com Dor Lombar Inespecífica” (com DLI) e “sem Dor Lombar Inespecífica (sem DLI). Os procedimentos estatísticos consistiram em análise descritiva, por meio de médias e desvios-padrão (M ± DP) para as variáveis contínuas (IMC, extensão de tronco, sentar-e-alcançar direito e esquerdo, abdominal, corrida do vaivém e RMDQ). O intervalo de confiança foi de 95%. Para a comparação das variáveis categóricas entre os grupos, foi utilizado análise multivariada de covariância (Manova). Os principais resultados evidenciaram que o grupo com DLI apresenta valores menores estatisticamente significativos para as variáveis de flexibilidade (membros inferiores direito e esquerdo), força/resistência abdominal, extensão de tronco e vaivém, e valores maiores no teste de Rolland-Morris (P< 0,5).(*) Todos os procedimentos aqui relatados estão de acordo com a declaração de Helsínque, de 1975, e obtiveram parecer favorável do comité científico da FCDEF (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra) para sua realização.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).