REPRESENTAÇÃO DA AUTOIMAGEM E ESQUEMA CORPORAL EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
Palavras-chave:
Criança, Autoimagem, Esquema corporal.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o perfil da noção do corpo de crianças de quatro a seis anos de idade da escola Centro Municipal de Educação e Saúde Projeto Nascente. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como sendo de natureza exploratória descritiva abordando aspectos referentes ao perfil da noção de corpo em crianças do Pré-escolar do nível da Educação Infantil. A amostra foi composta por 30 (trinta) crianças. A seleção da amostra foi aleatória e independente do sexo. Para levantamento dos dados foi utilizado como instrumento a BPM de Fonseca (1995) para avaliar o perfil da Noção de Corpo por meio de dois subfatores: autoimagem e desenho do corpo. Os resultados revelam que das 30 (trinta) crianças que realizaram todos os testes quatro (13%) apresentaram Perfil Psicomotor Apraxico, 12 (40%) foram Dispraxico, 13 (43%) tiveram Perfil Eupraxico e uma (3%) obteve o perfil Hiperpraxico. Os dados levantados permitiram concluir que: o grau de conhecimento que as crianças demonstraram ter do seu corpo não se apresentou de forma integrada e interiorizada. Desta forma sugerimos a implementação de programas com engajamentos específicos em psicomotricidade e que trabalhem a diversidade de atividades e alternativas que estabeleçam objetivos condizentes com as necessidades apresentadas pelas crianças.Downloads
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
REPRESENTAÇÃO DA AUTOIMAGEM E ESQUEMA CORPORAL EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4460