EFEITOS COMBINADOS DA REFLEXOLOGIA PODAL COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL NOS PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON
Palavras-chave:
massagem, reflexologia podal, doença de Parkinson,Resumo
De acordo com a Organização das Nações Unidas existem pelo menos quatro milhões de pessoas no mundo com doença de Parkinson. A estimativa é que esse número dobre até 2040, com o aumento da população idosa. Esta pesquisa objetivou identificar os efeitos combinados da Reflexologia Podal com o tratamento convencional nos pacientes portadores da Doença de Parkinson. Foi realizado na Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo localizado na cidade de Curitiba-PR-Brasil, após prévia autorização da instituição e dos 6 pacientes que participaram da pesquisa. Quanto a coleta de dados, primeiramente os pacientes portadores de Parkinson responderam um questionário após a primeira aplicação da massagem Reflexologia Podal e, após a 10º dia de aplicação. Os resultados foram analisados através de software Exel for Windows e a realização de correlações e discussões a partir dos dados encontrados e de literatura disponível. Os resultados após todas as sessões de antendimento: dos pacientes sentiram bem-estar, 67% calma, 17% relaxamento; 83% diminuição das dores, 80% melhora da insônia; 73% melhora da constipação intestinal; 68% de melhora da memória; 90% melhora da fala; 85% melhora na deglutição; 72% melhora nos movimentos; 70% melhora na bradicinesia; 78% melhora no humor; 70% diminuição dos espasmos; 76% mais disposição para momentos de lazer; 88% mais facilidade para vestir-se e 74% mais motivação para exercitar-se. Conclui-se que a reflexologia podal pode apresentar resultados benéficos, combinados com o tratamento convencional em pacientes portadores da doença de Parkinson, melhorando atividades de vida diária e diminuindo reações adversas de outros tratamentos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EFEITOS COMBINADOS DA REFLEXOLOGIA PODAL COM O TRATAMENTO CONVENCIONAL NOS PACIENTES PORTADORES DA DOENÇA DE PARKINSON. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/446