TREINAMENTO FUNCIONAL: CONTRIBUINDO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA GERAL DE IDOSOS.
Palavras-chave:
Treinamento funcional, Qualidade de vida, idoso.Resumo
A capacidade funcional neste estudo é definida pela habilidade de realizar atividades rotineiras independentemente, com uma ampla funcionalidade, esta autonomia física para desempenhar as funções do dia a dia, tornando o individuo independente no contexto físico, social e cultural, contribui para melhoria na qualidade de vida geral. Objetivo: Avaliar os efeitos da prática do treinamento funcional na melhoria da qualidade de vida geral dos idosos. Método: O estudo foi realizado através do método prospectivo, controlado, no período de janeiro a novembro de 2013. Participaram do estudo 20 idosos com idade entre 60 e 72 anos, sendo 10 praticantes das aulas de Treinamento Funcional (Grupo Paciente), e 10 idosos não praticantes de atividade física (Grupo Controle). O tamanho amostral foi calculado para um poder de 85% e um erro tipo I de 5%. Admitiu-se uma variação de média de 15% entre o pré e o pós-testes, sendo o tamanho da amostra calculado em 27 participantes. Para calcular a funcionalidade e a qualidade de vida geral foi utilizada a tabela de Berg (EEB), que avalia o equilíbrio dinâmico e estático dos indivíduos e o risco de quedas, e o (WHOQOL-Bref), que é um questionário dividido em quatro domínios (físico, psicológico, relações pessoais e meio ambiente.) Conclusão: Foi identificado neste estudo que o treinamento funcional corrobora para a melhoria e manutenção da qualidade de vida geral de idosos, através de incrementos na força, na resistência, na flexibilidade e na autonomia funcional.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TREINAMENTO FUNCIONAL: CONTRIBUINDO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA GERAL DE IDOSOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4449