COMPORTAMENTO DA VARIABILIDADE FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE
Palavras-chave:
variabilidade, atletas, simpáticoResumo
O sistema nervoso autônomo regula as funções internas do organismo humano, apresentando respostas hormonais associadas à sua condição. Nesse sentido, a prática da atividade motora parece resultar em alterações desse sistema proporcionando desequilíbrios na homeostase do indivíduo, sobretudo em elevados níveis de performance. Contudo, embora possa ser relevante o controle das variáveis relacionadas ao comportamento autonômico do atleta no sentido de verificar os reais desequilíbrios orgânicos internos que o treinamento possa proporcionar, são escassos os estudos que mostram as respostas resultantes desse esforço. No presente estudo, os níveis de atividade do sistema nervoso simpático e parassimpático dos atletas de alta performance praticantes de atletismo foram observados através da análise da variabilidade da frequência cardíaca (VFC). Os resultados dos testes de 03 atletas avaliados apresentaram nível de equilíbrio autonômico no teste pré-treino e prevalência simpática no pós-treino imediato. O teste de 01 atleta apresentou prevalência simpática no pré-treino e depressão dos receptores do parassimpático no pós-treino imediato. Estes achados confirmam o que é descrito na literatura, mostrando que a análise da VFC através do software Nerve-Express consiste em um novo método, eficaz e não invasivo, para a identificação de problemas relacionados ao sistema nervoso autônomo, podendo ser utilizado como exame de screening para avaliar alterações do SNA de forma precoce. Objetivo: Observar o comportamento do sistema nervoso autônomo após treinamento intenso de atletas de elite, praticantes de atletismo, por sistema informatizado especificoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPORTAMENTO DA VARIABILIDADE FREQUÊNCIA CARDÍACA EM ATLETAS DE ALTA PERFORMANCE. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4441