COMPARAÇÃO DE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS RELACIONADAS AO IMC E RCQ EM ADULTOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS
Palavras-chave:
IMC, RCQ, Indicadores de gordura corporal, Risco de mortalidade.Resumo
Introdução: O Índice de Massa Corporal (IMC) e a Relação Cintura Quadril (RCQ) são utilizados com frequência para avaliar o estado nutricional e risco de morbimortalidade por doenças cardiovasculares. Objetivo: Comparar os índices de IMC e a RCQ em adultos de diferentes faixas etárias. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e transversal. A amostra foi composta por 48 sujeitos, sendo 11 do sexo masculino e 37 do sexo feminino, ambos estudantes do IFPR Câmpus Palmas/PR, com idade entre 17 e 58 anos (m=34,02±9,53). A avaliação foi efetuada pelo método antropométrico, e incluiu FC, peso, estatura, abdômen, quadril, IMC e RCQ. Foram estabelecidas três faixas de idade para análise: Grupo 1 - 17 a 25 anos (n=9); Grupo 2 - 26 a 35 anos (n=20); Grupo 3 - 36 anos ou mais (n=19). Foi efetuada comparação múltipla entre as variáveis, usando-se o teste t de Student e como post hoc o teste de Tukey. Resultados: Não houve diferença significativa (p<0,05) entre as faixas etárias nas variáveis FC e estatura, entre nenhuma das faixas etárias. Da mesma maneira, não se observou diferença entre os grupos 2 e 3 em nenhuma variável. O grupo 1 apresentou diferença estatisticamente significante em relação aos grupos 2 e 3, nas variáveis peso, abdômen, quadril, IMC e RCQ, como se verifica na figura 01. Observou-se forte correlação entre a idade, o IMC e o RCQ, como se verifica na Figura 02. Conclusão: O IMC é um excelente mecanismo para diagnóstico do estado nutricional, assim como o RCQ é uma ferramenta importante para sugerir o risco de mortalidade. O aumento da idade parece ser fator determinante para ampliação das dimensões antropométricas e, consequentemente, do risco de mortalidade.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS RELACIONADAS AO IMC E RCQ EM ADULTOS DE DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4440