INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
insatisfação corporal, universitários, imagem corporal.Resumo
Objetivo: o objetivo do presente estudo foi (1) analisar a insatisfação corporal em universitários (2) identificar os métodos empregados para esta avaliação. Método: foram consultas as seguintes bases de dados BIREME, LILACS E MEDLINE, com os seguintes descritores IMAGEM CORPORAL, INSATISFAÇÃO CORPORAL E UNIVERSITÁRIOS. O período de análise dos artigos foi compreendido entre 2000 a 2013. Resultados: foram selecionados 28 artigos em estudos descritivos, que, após analisados evidenciou-se (1) uma crescente produção cientifica sobre o tema nos últimos anos. (2) Houve uma variedade de instrumentos empregados destacando o BSQ, EAT E TESTE DE SILHUETAS. Dentre os estudos que utilizaram o Índice de Massa Corpórea (IMC), 50% encontraram correlação com a insatisfação corporal. Podemos salientar que todas as pesquisas que trabalharam com o comportamento alimentar, como variável independente, identificaram correlação entre esse e a insatisfação com a imagem corporal. Em contrapartida, variáveis como idade e nível de atividade física não se mostraram relevantes. Conclusão: diante disto nota-se que há um crescente interesse da literatura cientifica em melhor conhecer a insatisfação corporal em universitários. Em se tratando de futuros profissionais, o impacto dos achados sobre a insatisfação corporal é altamente relevante em função da necessidade de manejo psicoterápico deste quadro. Há necessidade de promover ações terapêuticas visando lidar com a insatisfação corporal e prevenir comportamento de riscos diante de distorções da Imagem corporal (IC).Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INSATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4399