COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQÜÊNCIA CARDÍACA ENTRE MULHERES COM E SEM DOENÇA DE CHAGAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO FÍSICO.
Palavras-chave:
Pressão arterial, doença de Chagas, treinamento físico, mulher,Resumo
Introdução: Os portadores de doença de Chagas freqüentemente apresentam a hipertensão arterial sistêmica (HAS) como a principal co-morbidade. Em indivíduos hipertensos com e sem doença de Chagas o controle de HAS geralmente é medicamentoso. Medidas alternativas de intervenção como o exercício físico aeróbico tem sido preconizado como a maneira mais efetiva para reduzir os níveis de pressão arterial. Objetivo: Comparar a pressão arterial e freqüência cardíaca de mulheres com e sem doença de Chagas submetidas a um programa de treinamento físico Métodos: Dezenove voluntárias divididas nos grupos G1 (nove com doença de Chagas) e G2 (dez sem doença de Chagas) foram submetidas a um programa de treinamento de 12 semanas, com duração de 30 a 60 minutos duas vezes por semana. A pressão arterial sistólica (PAS), diastólica (PAD) e a freqüência cardíaca (FC) foram comparadas dentro de cada grupo e entre os grupos no pré e pós-esforço no início (T0) e após 12 semanas (T12). Resultados: Após 12 semanas de treinamento físico diferenças significativas foram observadas em G1 para as variáveis PAS e PAD pré e pós-esforço e FC pré-esforço e em G2 para as variáveis PAS pré e pós-esforço e FC pós-esforço. Não houve diferença significativa entre G1 e G2 para as variáveis estudadas. Conclusão: O exercício físico de baixa intensidade reduz significativamente a pressão arterial de mulheres com doença de Chagas, pode ser realizado com segurança e inseri os pacientes com esta enfermidade na prática rotineira de exercícios.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPARAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL E FREQÜÊNCIA CARDÍACA ENTRE MULHERES COM E SEM DOENÇA DE CHAGAS SUBMETIDAS AO TREINAMENTO FÍSICO. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/437