COMPOSIÇÃO CORPORAL PELO DXA EM HOMENS IDOSOS
Palavras-chave:
Composição Corporal, DXA, idososResumo
O aumento da expectativa de vida vem aumentando o quantitativo da população idosa vem nas últimas décadas e consequentemente estudos relacionados, principalmente os ligados à saúde. Um dos aspectos são as mudanças na composição corporal objetivando o objetivo do estudo que se propôs a avaliar a composição corporal em homens idosos por meio da técnica de absortometria radiológica de dupla energia (DXA). A metodologia é epidemiológica com 85 homens com 69,55±5,89 anos residentes na Grande Vitória. Foi mensurado o percentual de gordura determinado pela DXA. Os resultados encontrados foram: massa corporal de 77,32±13,35kg; estatura de 1,66±0,06m; o %G de 30,06±7,16; massa magra de 53,69±6,98kg; peso gordo de 23,73±9,03kg; peso muscular de 31,79±4,82kg; peso ósseo de 3,34±0,58kg e peso residual de 18,55±3,2kg. Concluiu-se que o percentual de gordura encontra-se elevado de acordo com Pollock e Wilmore (1993) e que é importante ampliar o debate e o desenvolvimento de pesquisas sobre a avaliação antropométrica de idosos com aplicabilidade clínica, epidemiológica e no âmbito da rede básica de saúde.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
COMPOSIÇÃO CORPORAL PELO DXA EM HOMENS IDOSOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4346