DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR
Palavras-chave:
consumo máximo de oxigênio, ciclismo indoor, percepção subjetiva de esforçoResumo
O ciclismo indoor (CI) é uma das modalidades mais praticadas, atualmente, nas academias de ginástica. Desta forma, o conhecimento das respostas fisiológicas que este exercício provoca se faz importante. O objetivo deste trabalho foi determinar indiretamente a potência aeróbia (VO2max) de mulheres praticantes de CI durante teste incremental máximo realizado em cicloergômetro e comparar os valores de freqüência cardíaca (FC) e percepção subjetiva de esforço (PSE) obtidos durante um teste e durante uma aula de CI. Participaram do estudo 12 mulheres aparentemente saudáveis, todas ativas fisicamente e praticantes do programa RPM® há pelo menos 12 meses. Foi realizado um teste incremental máximo de ciclismo em cicloergômetro com incrementos de 30W a cada dois minutos até exaustão voluntária. Posteriormente, as participantes foram acompanhadas durante uma aula de CI sendo monitoradas pela FC e PSE ao final de cada música. Os valores médios de VO2máx encontrados foram de 47 ml.kg.min-1 considerados excelente para esta amostra. Os valores médios da FCmax durante o teste e aula foram de 185,9 ± 10,2 bpm e 176,1 ± 2,7bpm, respectivamente e a PSE máxima foi de 17,8 ± 3,5 em aula e de 20,0 ± 0,0 no teste. Portanto, concluímos que durante o teste incremental as participantes atingiram valores mais elevados de FC e PSE máximos, demonstrando que durante a aula de CI realiza-se um esforço submáximo, visto que o tipo de exercício é caracterizado como intervalado ressaltando a importância de realizar treinos com variação de intensidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DETERMINAÇÃO INDIRETA DA POTÊNCIA AERÓBIA DE MULHERES PRATICANTES DE CICLISMO INDOOR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 84(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4341