INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS DA DIABETE TIPO 2
Palavras-chave:
Cintura, Quadril, diabetes mellitus, ácido úricoResumo
Diabetes tipo 2 é enfermidade crônica, caracterizada por diminuição da massa de células ß em resposta a resitência insulínica. O principal marcador antropométrico da resistência insulínica é a cintura abdominal. Nós analisamos dados bioquímicos de uma população de 69 pacientes portadores de diabetes tipo 2, que procuraram o ambulatório do Serviço de Endocrinologia do Hospital Geral de Goiânia. A amostra foi constituída por 51 mulheres e 18 homens, com idade entre 38 e 79 anos (54,06 ± 9,24). As dosagens bioquímicas constituíram-se de Glicemia, HbA1c, HDL-Colesterol e Ácido Úrico, realizados no Laboratório COVANCE, em Atlanta-US. Regressão Linear para análise de associação entre variáveis antropométricas e dados bioquímicos mostrou associação direta entre cintura abdominal e concentração sérica de ácido úrico, r= 0,366; r²; 0,134; p=0,001. Concluímos que os níveis de ácido úrico relacionam-se diretamente com a cintura abdominal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS NOS MARCADORES BIOQUÍMICOS DA DIABETE TIPO 2. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4249