A SAÚDE E A HIGIENE COMO ELEMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR A PARTIR DA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA
Palavras-chave:
Educação física, infância, cultura escolarResumo
Resumo: A investigação analisa as representações veiculadas por meio dos artigos da revista Educação Physica, impresso que circulou de 1932 à 1945. Atentamo-nos para as discussões referentes à saúde e à higiene, por se mostrarem como principais anseios dos intelectuais que escreveram para o impresso. Estas foram analisadas observando suas relações com a constituição de uma cultura escolar, a partir da escolarização da infância. Como referência utilizamos as reflexões de Julia (2001), ao delimitar e articular o significado do conceito de cultura escolar, entendendo-o como elemento que nos permite compreender o conjunto de prescrições que definem conhecimentos a ensinar e condutas a subjetivar e, o conjunto de práticas que permitem a circulação desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, normas e práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas, podendo ser religiosas, sociopolíticas ou de socialização. O estudo aponta para a compreensão da historicidade da noção de cultura escolar, não como algo neutro e inerte, mas em movimento e mudança. A escolarização/educação das crianças realizou-se firmada em propostas para a saúde e higiene. A Educação Física passou a ser projetada como instrumento que pudesse refletir no corpo os ideários de uma educação nacional, enfatizando uma preparação biopsicossocial para a modernidade. A cultura escolar do período estudado nasce dos anseios da ordem econômica, mas não se restringe somente a elas, pois as representações relacionadas à cultura escolar que a revista faz circular remetem para os meios pelos quais um grupo busca tornar-se autorizado no campo político a dizer quais os saberes e práticas devem compor o repertório mobilizado pelos professores de Educação Física na sua atuação docente.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
A SAÚDE E A HIGIENE COMO ELEMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DA CULTURA ESCOLAR A PARTIR DA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4244