TESTE DE POTÊNCIA ANAEROBIA MICROCONTROLADO PARA JOGADORES DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA DE VALIDAÇÃO
Palavras-chave:
Testes, voleibol, potênciaResumo
A especificidade do gesto desportivo é uma preocupação constante durante o planejamento das sessões de treino, em todos os esportes, e é embasado nessa nova tendência que, neste trabalho objetiva-se validar um teste de potência anaeróbia, respeitando-se as especificidades dos deslocamentos e ações do voleibol. Participaram do estudo 7 voleibolistas do sexo masculino, com 18 ± 0 anos de idade, 1,86 ± 0,07 cm de estatura, 68,5 ± 0,71 de massa corporal e 12,55 ± 1,84 de percentual de gordura, da categoria juvenil da Seleção Paraibana. Para a coleta de dados, foi utilizado o protocolo adaptado de Sousa e Pellegrinotte (2005) e o RAST (Running-based Anaerobic Test). As variáveis utilizadas foram: velocidade (m/s), altura (cm) do salto vertical (gesto técnico do ataque), distância total percorrida, mudanças de direção, número de saltos verticais. No plano de análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva: média, desvio padrão, valor máximo e mínimo, Alpha de Crombach, coeficiente de variação. As médias da potência máxima e média, para o TPV e RAST, foram, respectivamente de 2400,9±719,3W e 852,9±166,0W; 1874±588,8W e 687,3±114,8W. Concluiu-se, neste estudo, que o TPV mensurou a capacidade de rendimento da potência e foi tecnicamente preciso ao registrar desempenho dos atletas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
TESTE DE POTÊNCIA ANAEROBIA MICROCONTROLADO PARA JOGADORES DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA DE VALIDAÇÃO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4225