EFEITOS DA PRATICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA AUTOCONFIANÇA DE NDIVIDUOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA: UM ESTUDO CALCADO NO ISMAC - INSTITUTO SULMATOGROSSENSE PARA CEGOS "FLORIVALDO VARGAS"-.

Autores

  • DENISE JOVÊ GHISELLI
  • VERA LÍCIA DE SOUZA BARUKI

Palavras-chave:

Deficiente visual, Atividade física, Autoconfiança

Resumo

A Organização Mundial de Saúde estima em mais de 1,5 milhões o número de cegos no mundo. No Brasil este número chega a mais de 825.000 cegos, ou seja, perto de 7% da população. A deficiência visual é caracterizada pela perda parcial ou total da capacidade visual, em ambos os olhos, limitando o indivíduo em seu desempenho habitual. Questões decorrentes a esta problemática surgem na intenção de estudar a contribuição da atividade física na vida do deficiente visual, nas suas atividades da vida diária, e seus efeitos sob a auto-estima e autoconfiança dessas pessoas. A sistemática consistiu na aplicação, registro e descrição dos resultados de um questionário com perguntas objetivas sobre a deficiência visual, autonomia, independência e pratica de atividades físicas. A escolha pelo ISMAC, justificou-se pelo contato com atletas e não atletas que freqüentam este estabelecimento e por ser o local em Campo Grande que atende os deficientes visuais. A pesquisa exploratória qualitativa utilizou para coletar os dados um questionário-entrevista que foi aplicado individualmente pela pesquisadora, que fez a leitura de cada questão para cada um dos entrevistados. O maior índice, no que se refere à causa da cegueira, foi atribuído aos acidentes totalizando 35,3%, assim como a bengala representou o recurso mais utilizado por eles. Muitos dos entrevistados relataram praticar até três tipos de atividades físicas como o judô e o futsal. Quanto à relação da atividade física com a autoconfiança puderam ser observadas respostas da seguinte forma: "melhora na locomoção, disposição, depressão, noção de espaço". A prática de atividades físicas contribuiu na independência de ação e de locomoção, assim como na autoconfiança e diminuiu a depressão, geralmente contraída por pessoas que perdem a visão. Foi possível detectar que a maior parte dos deficientes visuais do ISMAC pratica atividades físicas e os não praticantes conhecem os benefícios advindos de sua prática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

EFEITOS DA PRATICA DA ATIVIDADE FÍSICA NA AUTOCONFIANÇA DE NDIVIDUOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA: UM ESTUDO CALCADO NO ISMAC - INSTITUTO SULMATOGROSSENSE PARA CEGOS "FLORIVALDO VARGAS"-. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4199