ANÁLISE DE VARIÁVEIS ESPAÇO-TEMPORAIS DA MARCHA: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES
Palavras-chave:
Velocidade da marcha, cinemetria, variáveis espaço-temporaisResumo
A caminhada, por ser uma atividade de fácil acesso, é praticada por muitas pessoas como uma alternativa de atividade física. Embora, duas pessoas não possam se locomover de maneira idêntica, existem certas características da locomoção que são universais, e estes pontos similares servem como base para a descrição cinemática e cinética da macha. O estudo cinemático do movimento é fundamental para a análise biomecânica do gesto esportivo e da atividade física. Esse estudo tem como objetivo avaliar as características espaço-temporais da marcha de praticantes de caminhada considerando o gênero e a velocidade e comparar as características espaço-temporais da marcha entre homens e mulheres em diferentes velocidades. Participaram deste estudo 20 voluntários de ambos os gêneros, sendo 10 homens e 10 mulheres com a idade 23,2 (+ 4,76 anos), iniciantes da prática de caminhada em esteira. Cada voluntário caminhou em uma esteira com velocidade de 4Km/h, 5Km/h e 6Km/h permanecendo em cada fase por 2 minutos. O tempo de aquisição dos dados foi de 30 segundos. Foram selecionadas como parâmetros da análise da marcha as variáveis espaço-temporais: comprimento do passo (CP), o tempo de duplo apoio (TDA) e tempo de apoio simples (TAS), obtidas por meio de cinemetria. Concluiu-se que homens e mulheres demonstram diferenças da marcha (p<0,05), sendo as variáveis comprimento do passo, tempo de duplo apoio e tempo de apoio simples nas velocidades de 4 Km/k, 5 Km/h e 6 Km/h maiores para os homens. Possivelmente essa diferença seja causada por fatores antropométricos. Além disso, o aumento da velocidade influenciou o comportamento das variáveis espaço-temporais da marcha desses indivíduos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DE VARIÁVEIS ESPAÇO-TEMPORAIS DA MARCHA: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4198