INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA E AMPLITUDE DE BRAÇADA NO DESEMPENHO NOS 50 METROS NADO CRAWL
Palavras-chave:
nado crawl, braçada, frequência, amplitudeResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a influência da frequência e da amplitude da braçada no desempenho nos 50 metros nado crawl. Participaram deste estudo 11 indivíduos do gênero masculino, com idade média de 15,09 ± 0,71 anos, atletas de natação de nível nacional da categoria juvenil. Através de filmagem foram medidos o tempo de nado, o número de braçadas e, posteriormente, foram calculadas a velocidade média (Vm), a amplitude média de braçadas (AB) e a freqüência de braçadas (FB). Todos os dados foram comparados em três execuções: NORMAL - onde os atletas realizaram o nado com características de amplitude e freqüência de braçada como em situação de competição; FREQUÊNCIA - foi realizada com a maior freqüência de braçadas; AMPLITUDE - execução realizada com a maior amplitude de braçadas e o menor número de braçadas possível. As velocidades médias encontradas foram 1,70 ± 0,04 m/s; 1,71 ± 0,05 m/s e 1,60 ± 0,07 m/s respectivamente. Estes resultados apontam uma maior importância da freqüência de braça na velocidade do nado crawl, quando comparado com a amplitude de braçada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
INFLUÊNCIA DA FREQUÊNCIA E AMPLITUDE DE BRAÇADA NO DESEMPENHO NOS 50 METROS NADO CRAWL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4197