AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE OXIGêNIO (VO2máx.) EM TESTE DE BANCO: UM ESTUDO LONGITUDINAL EM ALUNOS DO NUCLEO PREPARATóRIO DE OFICIAIS DA RESERVA (NPOR) LOTADOS NO 16º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADA (RECMEC)
Palavras-chave:
Ergometria, Step Test, Militares, Aptidão cardiorrespiratóriaResumo
O objetivo deste estudo é de mensurar o VO2máx em teste de subida e descida de banco em três momentos, durante o curso preparatório de oficiais da reserva. Metodologia: trata-se de pesquisa aplicada, longitudinal, analítica, probabilística. A amostra constou de 15 homens ativos, média de idade 18,07±0,5 anos. Mediu-se a estatura (m), massa corporal (kg), freqüência cardíaca de esforço (FCE) e controlou-se os estágios, incremento da altura do banco (cm), número de toques por minuto (t/m) ritmo de subida e descida do ergômetro banco e tempo de execução. Os indivíduos utilizaram um cardiofreqüêncímetro da marca Polar A5 na aferição da FC e a Tabela de Borg no controle subjetivo do esforço. O teste ergométrico aplicado foi o Teste de banco eletrônico de Cirilo (TBEC) em três momentos distintos (3 meses de intervalo): AVL 01, AVL 02 e AVL 03 do ano de 2005. A estatística utilizada foi descritiva de média, desvio-padrão, máximo e mínimo e inferencial por meio do teste de Friedman para medidas repetidas. O nível de significância foi de p<0,05, sendo utilizado o software SPSS versão 10.0. Resultados: No primeiro momento obteve-se uma média de VO2máx de 38,34±1,68 ml/kg/min, no segundo 38,34±0,68 ml/kg/min e no terceiro 37,96±1,74 ml/kg/min, havendo diferenças significativas apenas no terceiro momento (p=0,005) com diminuição da performance. Conclusão: O nível de capacidade cardiorrespiratória foi classificado em razoável nos 3 momentos de teste pelo índice de VO2max, com diminuição no terceiro momento, e não se caracterizou de forma satisfatória para as necessidades específicas da tropa durante o período investigado, se comparado aos níveis desta capacidade com outros estudos em militares. Novos estudos são recomendados, buscando avaliar os voluntários em diferentes fases do treinamento físico e tático, para análises mais precisas do impacto do programa.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE OXIGêNIO (VO2máx.) EM TESTE DE BANCO: UM ESTUDO LONGITUDINAL EM ALUNOS DO NUCLEO PREPARATóRIO DE OFICIAIS DA RESERVA (NPOR) LOTADOS NO 16º REGIMENTO DE CAVALARIA MECANIZADA (RECMEC). (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4188