ESPAÇO SOCIAL VIVENCIADO ATRAVÉS DO JOGO DA CAPOEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA POLÔNIA
Palavras-chave:
bem-estar social, capoeira, fenomenologiaResumo
Resumo: Este trabalho explora vivências individuais e coletivas através do espaço social em capoeira e suas relações com o bem-estar social subjetivo. Esta pesquisa foi desenvolvida na cidade de Varsóvia, capital da Polônia. Elementos do bem-estar social subjetivo foram entendidos como crenças, valores, esperanças, expectativas (Heidegger, 2000). Além destes, definiu-se a conectividade social como elemento pertinente (Van Manen, 1990). Também foram relacionados ao bem-estar social os elementos específicos da referida atividade, tais como: o jogo de capoeira, os instrumentos musicais e o grupo. De um total de oitenta participantes, cinqüenta entrevistas semi-estruturadas foram aplicadas a cinqüenta diferentes sujeitos, durante um período de 3 a 5 meses de participação em aulas regulares de capoeira. Os fundamentos metodológicos qualitativos foram baseados na fenomenologia e na hermenêutica (Colaizzi, 1978; Creswell, 1997). A análise, interpretação e discussão dos dados evidenciaram e identificaram efeitos positivos relacionando o espaço da prática da capoeira com o bem-estar social subjetivo dos participantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESPAÇO SOCIAL VIVENCIADO ATRAVÉS DO JOGO DA CAPOEIRA: UMA EXPERIÊNCIA NA POLÔNIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4181