MODIFICAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM MULHERES UNIVERSITÁRIAS DURANTE O FLUXO MENSTRUAL E INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO
Resumo
Anormalidades no ciclo menstrual(CM) são comuns em adolescentes e jovens adultas, sejam praticantes de atividades físicas ou não. Os efeitos causados pelas fases do CM no desempenho em exercícios já foram estudados e muitas informações são conhecidas. Porém, pouco se sabe sobre os efeitos do exercício físico relacionado ao fluxo menstrual (FM) no que diz respeito aos elementos sanguíneos e as conseqüências de possíveis modificações orgânicas relacionadas ao exercício. O presente estudo tem o objetivo de verificar modificações na composição sanguínea em função do FM em mulheres universitárias fisicamente ativas. Um grupo (n=6) composto por mulheres universitárias, foi monitorado por cinco meses através de questionário e realizaram um treinamento de 12 semanas de exercícios físicos. A coleta sanguínea ocorreu no primeiro e no dia médio do FM. Ocorreu uma diminuição no número de glóbulos brancos em uma proporção de 4/6 e no número de plaquetas de 3/3. Não houve uma modificação sanguínea padrão nas variáveis analisadas. O desempenho na realização de exercícios não parece estar relacionado com modificações sanguíneas provocadas pelo FM ou com a fase do CM.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MODIFICAÇÕES HEMATOLÓGICAS EM MULHERES UNIVERSITÁRIAS DURANTE O FLUXO MENSTRUAL E INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4169