MORTE SÚBITA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL: AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE ATLETAS, COMISSÃO TÉCNICA E DEPARTAMENTO MÉDICO.
Palavras-chave:
Morte Súbita, Futebol, Conhecimento ProfissionalResumo
O objetivo do presente estudo foi investigar o conhecimento de jogadores, da comissão técnica e do departamento médico de clubes de futebol e futsal relacionados à morte súbita. Foram sujeitos da pesquisa 40 profissionais (10 médicos, 10 integrantes de comissão técnica e 20 jogadores profissionais) que atuavam no futsal ou no futebol de campo de clubes que participam da primeira divisão de campeonatos brasileiros do estado de São Paulo. Os resultados mostraram um bom conhecimento sobre o que é morte súbita e uma preocupação na prevenção deste evento entre todos os participantes do estudo. Entretanto, apesar da maioria dos médicos saberem como prevenir a morte súbita, apenas 50% realizaram exames preventivos em seus atletas, os quais não se consideraram devidamente avaliados em relação ao risco de morte súbita. Apenas alguns médicos (30%) e integrantes da comissão técnica (20%) haviam participado de palestras que abordavam a morte súbita. A maioria dos atletas (60%) e dos integrantes da comissão técnica (80%) adquiriram conhecimento sobre a morte súbita através da mídia. Dessa forma, podemos perceber que apesar da morte súbita em atletas ser um evento drástico, mas raro, as condutas efetivas de prevenção deste evento não estão totalmente incorporada nas equipes profissionais de futebol no Brasil.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MORTE SÚBITA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL: AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO DE ATLETAS, COMISSÃO TÉCNICA E DEPARTAMENTO MÉDICO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4094