ESTADO NUTRICIONAL E TEOR DE GORDURA CORPORAL DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MARINGÁ/PR/BRASIL
Palavras-chave:
Sobrepeso, Obesidade, EscolaresResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar o estado nutricional e o teor de gordura corporal de crianças e pré-adolescentes de uma escola pública da cidade de Maringá, Paraná, Brasil. Fizeram parte do estudo 444 crianças de 1ª à 4ª séries, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 12 anos, sendo 223 do sexo masculino (50,2%) e 221 do sexo feminino (49,8%). As classificações foram feitas a partir da determinação do Índice de Massa Corporal (IMC). Utilizou-se o sistema de classificação proposto por Conde e Monteiro (2006), por ter sido desenvolvido especificamente para crianças e adolescentes brasileiros e por incluir também a classificação de baixo peso, além das classificações de sobrepeso e obesidade. A porcentagem de gordura corporal foi estimada a partir das equações preditivas propostas por Slaughter et al (1988). O IMC médio da população foi de 17,6 kg/m2 e o teor de gordura corporal médio foi de 20,9%. Apesar da maioria das crianças (68,1%) se encontrar dentro do padrão de normalidade, observou-se que 27,8% dos meninos e 33,5% das meninas encontravam-se com excesso de peso, revelando um valor expressivo de excesso de peso e obesidade em ambos os sexos. Considerando a faixa etária estudada, considera-se que a escola seja o local mais adequado à intervenção, onde programas educativos sobre hábitos alimentares e de prática de atividades físicas relacionados a um estilo de vida saudável devam ser enfatizados desde a fase pré escolar na expectativa de se obter uma redução da incidência de sobrepeso e obesidade nesta população.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ESTADO NUTRICIONAL E TEOR DE GORDURA CORPORAL DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MARINGÁ/PR/BRASIL. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4083