ENFERMAGEM EM QUIMIOTERAPIA
Palavras-chave:
quimioterapia, drogas citotóxicas, efeitos colateraisResumo
Quimioterapia é o uso de substâncias citotóxicas no tratamento do câncer. As equipes que trabalham no preparo e aplicações de quimioterápicos necessitam de aprimoramento continuado. O presente estudo tem por objetivo descrever ações de enfermagem para pacientes submetidos ao tratamento quimioterápico. Para tanto, optou-se pela Pesquisa Bibliográfica. A quimioterapia é comumente tóxica para inúmeras células normais do organismo (as da medula óssea e das mucosas em geral) e sua indicação implica em uma série de fatores que devem ser levados em conta no seu planejamento, tais como: a idade do paciente, seu estado nutricional, a função renal, hepática e pulmonar, a presença de infecção, o tipo de tumor, a existência de metástase e sua extensão. É fundamental que, além do seu papel técnico relacionado com o manuseio das drogas, o enfermeiro atue como um multiplicador de informações correta a respeito do tratamento quimioterápico, dissipando dúvidas e desfazendo tabus. O conhecimento das reações e/ou complicações durante o tratamento quimioterápico se faz necessário para que se possam ter subsídios para prestar assistência de enfermagem adequada a estes pacientes, visando à melhoria na qualidade de vida, muitas vezes prevenindo possíveis complicações decorrentes do tratamento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ENFERMAGEM EM QUIMIOTERAPIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4052