AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Palavras-chave:
Évaluation Diagnostique, Apprentissage, CitoyenResumo
É sabido que há necessidade de uma nova postura político-pedagógica na escola, à luz de uma outra perspectiva de sociedade. Para isso há que se pensar em novas metodologias e novas formas de abordagem do processo ensino-aprendizagem, que antes de mais nada assegurem a permanência do aluno na escola e garantam a terminalidade educacional, viabilizando assim a formação do futuro cidadão. A visão atual de escola pressupõe um processo de educação onde todos os alunos possam desenvolver sua criticidade, para que venham a ser pessoas ativas em seu meio social, conscientes de seus papéis na sociedade e sabedoras de seus direitos e deveres. Nesse universo, dentre outras providências, há uma real necessidade de elaboração de análise consistente da avaliação educacional. é importante ratificar que as partes componentes do processo ensino-aprendizagem não podem ser vistas sob uma ótica linear, fragmentada. O planejamento, a ação, a recuperação de estudos, o Conselho de Classe e a avaliação devem estar sempre e, interação, de uma forma dialética, buscando a superação e o redimensionamento de postura, quando diagnosticada esta necessidade. É fundamental ter em conta que o conhecimento deve ser assegurado ao aluno, de forma crítica, significativa, criativa e duradoura. É necessária uma tomada de posição por parte dos educadores, para que realmente consigamos atingir nosso ideal em termos de escola, e com isso concretizarmos o nosso objetivo de formar um cidadão no gozo da plenitude de sua cidadania, inserido em uma sociedade mais justa e humanitária.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4042