PERFIL DO NíVEL DE ATIVIDADE FíSICA E DO CONSUMO DE LIPíDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS.
Palavras-chave:
nível de atividade física, IMC, lipídeosResumo
Atualmente, sabe-se que a inatividade física e o baixo nível de condicionamento físico têm sido considerados fatores de risco para mortalidade prematura tão importantes quanto fumo, dislipidemias e hipertensão arterial. Da mesma forma, o consumo exagerado de gorduras também contribui para o aumento da obesidade e do risco de desenvolver doenças cardiovasculares. O objetivo deste estudo foi descrever o consumo de lipídeos em relação ao nível de atividade física (NAF) de indivíduos adultos do Vale dos Sinos, RS. Para este estudo foram selecionadas, segundo o critério de domicílio do IBGE, 597 indivíduos, de 18 a 81 anos, residentes em cidades pertencentes ao Vale dos Sinos, RS. Foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC), através das medidas da estatura e da massa corporal. O nível de atividade física (NAF) foi acessado através da aplicação do questionário internacional IPAQ, versão curta. O consumo de lipídeos foi calculado a partir do inquérito alimentar recordatório de 24 horas. Usou-se a ANOVA, do pacote estatístico SPSS 12.0, para testar diferenças entre as classes de NAF, considerando p<0,05. Mais de um terço dos indivíduos analisados consumiam lipídeos acima da recomendação nutricional (25-30% do Valor Energético Total-VET). Apesar do teste estatístico não apontar diferença significativa entre os grupos, observou-se uma tendência de um maior número de indivíduos classificados como insuficientemente ativos (IA) consumirem lipídeos acima do recomendado, quando comparados com os suficientemente ativos (SA) e muito ativos (MA). Foi identificado que 54,5% dos indivíduos que consumiam acima de 30% do valor energético total (VET) em lipídeos e que eram IA apresentavam sobrepeso ou obesidade. Concluindo, não encontramos diferença estatística no consumo de lipídeos entre as classes de NAF. Mas, a baixa atividade física parece estar mais presente entre os indivíduos que consomem lipídeos acima do recomendado. Isto leva a um perfil de comprometimento da saúde, o que contribui para o aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERFIL DO NíVEL DE ATIVIDADE FíSICA E DO CONSUMO DE LIPíDEOS EM INDIVÍDUOS SELECIONADOS NA REGIÃO DO VALE DO SINOS, RS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4036