NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS.

Autores

  • JOÃO CARLOS JACCOTTET PICCOLI
  • KARULINE OLIVEIRA

Palavras-chave:

Envelhecimento. E.M.T.I, Nível de aptidão motora geral

Resumo

A presente investigação buscou verificar o nível de aptidão motora geral de 35 idosas acima de 60 anos do Projeto Ulbrati -ULBRA, Canoas, RS., escolhidas por conveniência.  O estudo, caracterizado como uma investigação descritiva utilizou-se como instrumento a Escala Motora para Terceira Idade - E.M.T.I. de Rosa Neto (2002) que testa os elementos básicos da motricidade, como: coordenação motora fina, coordenação geral, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal. O estudo revelou que dentre os sujeitos analisados, 91,4% apresentaram resultados correspondentes a muito inferior e 8,6% a inferior. Observou-se que a média correspondente à idade cronológica foi de 69,49 anos, enquanto a aptidão motora geral apresentou o valor médio de 47,66 classificando-se como muito inferior. Verificou-se que na média dos parâmetros motores a classificação foi de muito inferior, sendo que a organização espacial classificou-se como inferior. Por fim observou-se uma correlação significativa inversa entre a variável idade cronológica e aptidão motora geral. Conclui-se que o nível de aptidão motora geral é reduzido, influenciando na capacidade motora dos idosos na realização de atividades da vida diária tornando sua qualidade de vida ameaçada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Edição

Seção

TRABALHOS PUBLICADOS

Como Citar

NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4035