NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS.
Palavras-chave:
Envelhecimento. E.M.T.I, Nível de aptidão motora geralResumo
A presente investigação buscou verificar o nível de aptidão motora geral de 35 idosas acima de 60 anos do Projeto Ulbrati -ULBRA, Canoas, RS., escolhidas por conveniência. O estudo, caracterizado como uma investigação descritiva utilizou-se como instrumento a Escala Motora para Terceira Idade - E.M.T.I. de Rosa Neto (2002) que testa os elementos básicos da motricidade, como: coordenação motora fina, coordenação geral, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal. O estudo revelou que dentre os sujeitos analisados, 91,4% apresentaram resultados correspondentes a muito inferior e 8,6% a inferior. Observou-se que a média correspondente à idade cronológica foi de 69,49 anos, enquanto a aptidão motora geral apresentou o valor médio de 47,66 classificando-se como muito inferior. Verificou-se que na média dos parâmetros motores a classificação foi de muito inferior, sendo que a organização espacial classificou-se como inferior. Por fim observou-se uma correlação significativa inversa entre a variável idade cronológica e aptidão motora geral. Conclui-se que o nível de aptidão motora geral é reduzido, influenciando na capacidade motora dos idosos na realização de atividades da vida diária tornando sua qualidade de vida ameaçada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
NÍVEL DE APTIDÃO MOTORA GERAL DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 ANOS DO PROJETO ULBRATI - UNIVERSIDADE PARA A TERCEIRA IDADE DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, CANOAS, RS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4035