DANÇA E GÊNERO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
dança, gênero, fenomenologiaResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a relação de escolares, meninos e meninas, com a dança e outras atividades expressivas e a relação entre alunos e alunas nas vivências da dança. Procurou-se entender, tanto as possibilidades de exclusão/interação de gênero nas vivências da dança, como as possibilidades da dança como conteúdo formativo e performativo para ambos os sexos na escola. Localiza-se a educação estética como concepção pedagógica que pode mediar relações de gênero e atitudes para com a dança na educação escolar.Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de orientação fenomenológico-hermenêutica que busca no material empírico - as aulas observadas e as vozes ouvidas - a elaboração da compreensão de uma realidade social e de vias possíveis de sua transformação.O referencial teórico aborda as perspectivas que abarcam a dimensão estética do fenômeno educativo na relação com a arte; o significado da dança, nas concepções fenomenológica e sócio-antropológica e a compreensão histórica do processo de racionalização, que formou o ser humano no distanciamento do mundo sensível, servindo à cisão de corpo e mente, à subjugação da sensibilidade e do feminino e, consequentemente, à justificação histórica de relações de gênero polarizadas. Evidenciou-se que este processo tem influência no emudecimento do corpo e, em conseqüência, na relação histórica de homens e mulheres com a dança. A partir da análise/compreensão das cenas e vozes da realidade, encontradas na escola, revelaram-se as possibilidades de interação de gênero nas vivências da dança e as possibilidades da dança como conteúdo formativo e performativo para ambos os sexos na educação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DANÇA E GÊNERO: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4028