AVALIAÇÃO DO AUTOCONCEITO INFANTIL EM PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA
Palavras-chave:
autoconceito, ginástica rítmica, criançasResumo
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de autoconceito infantil em crianças praticantes de Ginástica Rítmica de 5 e 6 anos de idade. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e um estudo de caso. A população alvo foi composta por treze meninas, escolhidas intencionalmente da rede particular de ensino, com autorização prévia da escola e dos pais. Como instrumento de medida utilizou-se o teste de Sánchez e Escribano (1999) de Percepção de Auto-Conceito Infantil (PAI) em sua forma individual, o qual consiste na apresentação de trinta e quatro desenhos. A coleta de dados foi realizada na escola antes dos horários da prática da Ginástica Rítmica. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que o nível de autoconceito das crianças apresentou-se positivo nas quatro categorias (autonomia, confiança, evolução física e mundo escolar). Além disso, quando comparadas em relação ao tempo de prática da modalidade observou-se que em todas as categorias o valor dos níveis de autoconceito foram maiores para as crianças que praticavam a modalidade a mais de 1 ano. Assim, pode-se concluir que o autoconceito infantil mostrou-se positivo e em processo de construção em algumas categorias (autonomia e confiança), as quais irão depender dos contextos ambientais e dos sujeitos participantes destes ambientes; e prática esportiva mostrou-se como elemento positivo, pois a melhor média foi a da categoria evolução física.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DO AUTOCONCEITO INFANTIL EM PRATICANTES DE GINÁSTICA RÍTMICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4023