CULTURA DO MOVIMENTO: CONSTRUINDO SENTIDOS / SIGNIFICADOS NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Corporeidade, Alternativas MetodológicasResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os sentidos/significados da cultura do movimento, construídos nas aulas de Educação Física, no Colégio de Aplicação da UNIVALI. O trabalho desenvolveu-se nas disciplinas de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica e Prática Docente - Projetos Integrados pautou-se nos princípios da pesquisa qualitativa, e a coleta de dados realizou-se por meio de entrevista, observação participante, guiada por diário de campo e monitorias planejadas. A pesquisa ocorreu no período de março á junho de 2006 com o intuito de problematizar a ação docente identificar uma problemática, discuti-la e propor alternativas metodológicas. A vivência das monitorias possibilitou a articulação teoria prática, reflexão do contexto da educação física escolar e organização do plano de ação para as intervenções. A análise dos dados coletados contribuiu para a compreensão do papel do professor como mediador no processo de constituição de sentidos e significados relacionados à cultura corporal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CULTURA DO MOVIMENTO: CONSTRUINDO SENTIDOS / SIGNIFICADOS NAS AULAS DE EDUCAçãO FíSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4021