QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE AMPUTADOS
Palavras-chave:
Amputação, Qualidade de vida, Nível de Atividade FísicaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar e analisar a qualidade de vida e o nível de atividade física de amputados. O estudo foi classificado como de campo, descritivo e diagnóstico, sendo desenvolvido através de procedimentos quantitativos de coleta e análise dos dados. Os participantes foram selecionados segundo critérios de intencionalidade próprios ao sujeito, exigindo que possuíssem amputações de MMII e/ou MMSS, intecionassem participar da pesquisa e liberassem os dados para uso científico, totalizando 10 indivíduos. Os procedimentos foram aprovados pelo CEPSH/UDESC e pela instituição envolvida. A coleta dos dados foi realizada através dos instrumentos WHOQOL e IPAQ, entre setembro e outubro de 2006. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. De maneira específica os resultados indicam que os amputados são caracterizados como "muito ativos", pois, apresentam nível de atividade física igual ou acima do requerido pela Organização Mundial de Saúde principalmente nas atividades físicas moderadas e nas tarefas domésticas. Ainda de maneira específica, a qualidade de vida dos participantes é considerada "muito boa", pois apresenta aspectos positivos no domínio das relações sociais, e aspectos positivos e negativos nos domínios psicológico, físico e do meio ambiente. Os resultados indicam, de maneira geral, que os amputados estão satisfeitos com sua qualidade de vida e que podem ser considerados como muito ativos, pois a maioria dos domínios que compõe a qualidade de vida apresenta escores positivos, assim como apresentam níveis de atividades físicas acima dos critérios recomendados, divergindo da literatura especializada que aponta níveis de atividade física da população em geral abaixo do recomendado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
QUALIDADE DE VIDA E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE AMPUTADOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4010