IMPLICAÇÕES DO BRINCAR, DA RECREAÇÃO E DO LAZER NA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM HOSPITAL PEDIÁTRICO
Palavras-chave:
Brincar, Terapia Ocupacional, Hospitalização PediátricaResumo
Em busca de aprimorar a assistência prestada à criança hospitalizada, os diversos profissionais da área da saúde inserem-se no ambiente hospitalar, cada um com sua contribuição ímpar. Entre eles, destacam-se os profissionais da Terapia Ocupacional, os quais viabilizam um atendimento hospitalar humanizado ao almejar a qualidade de vida traduzida na promoção global do desenvolvimento infantil e a promoção da saúde, através da integração da criança ao ambiente hospitalar, proporcionando o envolvimento em atividades significativas para a sua vida, neste caso, as brincadeiras, a recreação e o lazer. Ao procurar erigir o mundo da criança mediante brincadeiras e atividades de lazer e recreativas, faculta-a com a possibilidade de transpor as limitações impostas pelo processo de adoecimento e hospitalização, e transmitindo, direta ou indiretamente à equipe de saúde, uma percepção e compreensão mais ampla sobre a necessidade de permitir à criança ser criança. O presente artigo objetiva discorrer sobre as iniciativas para aprimorar a assistência prestada à criança hospitalizada, explanar em específico sobre a atuação da Terapia Ocupacional, bem como salientar a relevância do brincar, da recreação e do lazer para a criança e para a contextualização da intervenção terapêutica ocupacional no ambiente hospitalar pediátrico.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
IMPLICAÇÕES DO BRINCAR, DA RECREAÇÃO E DO LAZER NA INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM HOSPITAL PEDIÁTRICO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/4005