PREVALÊNCIA DE DISLIPIDEMIAS EM ADOLESCENTES EUTRÓFICOS
Palavras-chave:
dislipidemias, fatores de risco, adolescentesResumo
Verificar a prevalência de dislipidemias em adolescentes eutróficos. Metodologia: A amostra foi constituída de 49 adolescentes do sexo masculino e 63 do sexo feminino, com idades entre 13 e 16 anos, classificados nos estágios 3 e 4 de maturação sexual (TANNER, 1962). A partir da relação massa corporal / estatura2 encontrou-se o IMC a fim de classificar o estado nutricional, estabelecendo como ponto de corte para a eutrofia o percentil 85. Para a determinação das concentrações sanguíneas do colesterol total, HDL-C e triglicérides (TG) foi utilizado o método enzimático-colorimétrico. O VLDL foi calculado através da fórmula: TG/3. O LDL-C foi calculado pela fórmula de Friedewald et al. (1972): LDL-C = CT - HDL-TG/5. Utilizou-se a estatística descritiva (média e desvio padrão), em seguida foi realizada distribuição de freqüências para classificação do perfil lipídico. Resultados: Foram detectados casos de hipercolesterolemia em 12,3% dos meninos e 25,4% das meninas apresentando valores limítrofes, e 20,4% dos meninos e 12,7 das meninas com valores aumentados. A elevação do LDL-C foi encontrada em 20,4% dos meninos e 22,2% das meninas apresentando valores limítrofes, e 6,1% dos meninos com valores aumentados. Apresentaram valores limítrofes de HDL-C 59,2% dos meninos e 49,2% das meninas. A hipertrigliceridemia foi encontrada em 8,1% dos meninos e 14,3 das meninas com valores limítrofes, e 8,2% dos meninos e 14,3% das meninas com valores aumentados. Conclusão: Estes resultados levam à necessidade de adotar uma eficiente estratégia de orientação nutricional e incentivo à prática de atividades físicas, na intenção de reverter ou manter as concentrações de lipídios plasmáticos dos adolescentes avaliados.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PREVALÊNCIA DE DISLIPIDEMIAS EM ADOLESCENTES EUTRÓFICOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3981