DIAGNÓSTICO DA PREDOMINÂNCIA DO TIPO DE FIBRA MUSCULAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA.
Palavras-chave:
Fibra Muscular, Dermatoglifia, CanoagemResumo
O objetivo deste estudo foi verificar a predominância do tipo de fibra muscular através da dermatoglifia. A amostra foi composta por 15 indivíduos, atletas integrantes da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom, com idade média de 17,9 ± 3,29 anos e as seguintes medidas antropométricas: peso 65,4 ± 6,47, estatura 1,70 ± 6,16. Para a determinação do tipo de fibra utilizou-se o Método Dermatoglífico, de Cummins e Midlo, 1942 apud Fernandes Filho, para se obter o tipo de desenho das impressões digitais (SQTL =140,3 ± 39,9; D10 = 12,2 ± 2,14; L>W=46,7%; L=W=20%; 10L=13,3%, AL=13,3% e ALW=6,7%). O tratamento estatístico empregado foi o descritivo. Os resultados permitiram concluir que os atletas da Seleção Brasileira de Canoagem Slalom apresentam, de acordo com parâmetros dermatoglíficos, predominância de fibras glicolíticas em relação as oxidativas. Sugere-se que pelo elevado número encontrado de SQTL, existe um predomínio da fibra glicolítica rápida em relação à fibra glicolítica lenta.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
DIAGNÓSTICO DA PREDOMINÂNCIA DO TIPO DE FIBRA MUSCULAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE CANOAGEM SLALOM ATRAVÉS DA DERMATOGLIFIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3972