CONDIÇÕES DE EMPREGO E SATISFAÇÃO TRABALHISTA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Física, qualidade de vida satisfação trabalhistaResumo
Neste trabalho, investigamos a qualidade de vida de 287 professores e professoras de Educação Física, de ambos os sexos, de entre 21 e mais de 60 anos de idade, que desenvolvem sua atividade trabalhista em diferentes locais geográficos da Periferia Portenha e da Cidade Autônoma de Buenos Aires, a fim de conhecer suas condições de emprego e seu nível de satisfação trabalhista. Este projeto de investigação, desenvolveu-se durante o biênio 2005-2006 no marco do Programa Nacional de Incentivos para docentes investigadores do Ministerio de Educação da Nação e nele se desempenharam investigadores participantes do Programa de Investigação em Qualidade de vida da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de Lomas de Zamora e da Carreira de Educação Física da Universidade Nacional de La Matanza. Para desenvolver o trabalho utilizamos o enfoque teórico da qualidade de vida que remete ao estudo do entorno material (bem-estar social) e o entorno psicossocial (bem-estar psicológico), ficando assim definido como um conceito que implica dois eixos: o objetivo e o subjetivo (Tonon, 2003). É assim que podemos dizer que a relação que existe entre os conceitos: Educação Física e qualidade de vida, conforma um olhar interdisciplinar e multifacetado a ser levado em consideração para o acionamento cotidiano dos docentes da área e é por isso que também estudamos a medida de qualidade de vida da população pesquisada. Este artigo apresenta as primeiras conclusões que surgem da análise dos dados e tenta explicá-las em seu contexto de desenvolvimento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONDIÇÕES DE EMPREGO E SATISFAÇÃO TRABALHISTA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3958