CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ENFOQUE PARA OS CORPOS COM DEFICIENCIA
Palavras-chave:
concepções de corpo, corpo deficiente, educação física.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções de corpo e corpo deficiente de acadêmicos do curso de Educação Física - Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Foram utilizados questionários abertos, aplicados a quarenta e dois acadêmicos dos três semestres que o referido curso oferece. Para a análise destes questionários, recorreu-se à pesquisa de abordagem qualitativa através da análise de Conteúdo de Bardin (1977). As categorias de análise foram fundamentadas em Lüdorf (2003). Identificou-se que o corpo ainda está sendo compreendido dentro de uma perspectiva biológica, porém, pode-se visualizar que o curso de Educação Física vem contribuindo positivamente nas concepções de corpo dos acadêmicos, sendo que foram percebidas diferenças entre as concepções dos diferentes semestres, uma vez que as concepções de acadêmicos dos semestres mais avançados, foram menos vinculadas a aspectos biológicos. Destaca-se que a maneira como se compreende o corpo, interfere diretamente sobre a forma que se trata e lida com este corpo. Assim, pretendeu-se enfocar a questão do corpo com deficiência, que, dentro de uma perspectiva biológica é deficiente, tem limitações e dificuldades, porém, se compreendido de forma mais subjetiva e inserido dentro das concepções sócio-culturais, este mesmo corpo passa a ser dotado de capacidades, com possibilidades e espaços dentro de todas as áreas da Educação Física. Como profissionais de uma área que trabalha diretamente com o corpo, deve-se, cada vez mais, investir em questões que abordam esta temática, uma vez que, há necessidade de preparação para compreender, aceitar e atender de forma eficiente todos os corpos, independentemente de suas marcas biológicas e assim, oportunizar todos na busca da atividade física em benefício de sua saúde e qualidade de vida.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CONCEPÇÕES DE CORPO E A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS: UM ENFOQUE PARA OS CORPOS COM DEFICIENCIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 77(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3914