OS EFEITOS DA CAMINHADA NÃO MONITORADA EM MULHERES IDOSAS HIPERTENSAS COM IDADE ENTRE 60 E 75 ANOS.
Palavras-chave:
Hipertensão Arterial, Caminhada, Atividade Física não monitoradaResumo
Objetivo: Verificar as alterações na Pressão Arterial (PA), Freqüência Cardíaca (FC), Índice de Massa Corporal (IMC), e Índice Cintura Quadril (ICQ), em um programa de caminhada não monitorada. Métodos: O presente estudo foi realizado na cidade de Itajaí, região sul do Brasil, no período de abril a julho de 2007, totalizando 08 (oito) semanas de treinamento, com a finalidade de apreciar a evolução dos participantes realmente engajados no programa durante o período citado. Resultados: As características gerais do grupo estão apresentadas na Tabela 1. Não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis antropométricas, bem como nas variáveis PAS e PAD (pressão arterial sistólica e diastólica), FCr (freqüência cardíaca de repouso) e PD (duplo produto). Conclusão: O efeito da caminhada não monitorada em idosas mostrou não alterar os parâmetros analisados, contudo, ações em nível populacional e individual direcionadas ao desenvolvimento de ações de prevenção e tratamento é a maneira mais eficaz de diminuir o impacto das doenças cardiovasculares, bem como da hipertensão arterial. Todavia, quando se trata de programas comunitários, permanece ainda a dificuldade do controle de intensidade e volume de exercício, o que torna difícil à avaliação clínica dos resultados desse tipo de programa. Neste estudo, não obtivemos resultados significativos das variáveis analisadas, sendo assim, vale ressaltar a necessidade de novas pesquisas, a fim de comprovar se programas de caminhada não monitorada apresentam um resultado positivo em um período de maior duração.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
OS EFEITOS DA CAMINHADA NÃO MONITORADA EM MULHERES IDOSAS HIPERTENSAS COM IDADE ENTRE 60 E 75 ANOS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3886