CARACTERIZAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE REAÇÕES TRANSFUSIONAIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN
Palavras-chave:
Incidência, reação transfusional, hemocomponenteResumo
Introdução: Por utilizar produtos de origem humana a transfusão de sangue envolve risco sanitário. É necessário conhecer os tipos de reações transfusionais, os hemocomponentes relacionados às mesmas e sua incidência, visando a introdução de medidas preventivas e corretivas que reduzam esses riscos. Estima-se que de 1 a 3% das transfusões de sangue dão origem a uma reação transfusional (AMORIM FILHO, 2000). Objetivo: Caracterizar a incidência de reações transfusionais através das análises das fichas de notificação de um hospital universitário em Natal/RN. Metodologia: Estudo descritivo realizado no setor de hemovigilância do HUOL, no período de 2004 a 2006, com dados da ficha de notificação de reações transfusionais. Resultados: Do total de 17.545 hemotransfusão foram notificados 36 reações transfusionais com incidência geral de 0,21%, sendo 13 em 2004 (0,23%), 11 em 2005 (0,19%) e 12 em 2006 (0,20%). Levando em consideração apenas os hemocomponentes envolvidos nas reações transfusionais, as incidências gerais foram nos componentes de concentrado de hemácias (0,28%), plasma fresco congelado (0,28%), concentrado de plaquetas (0,22%) e concentrado de hemácias pobre em leucócitos (0,08%). A reação febril não hemolítica (52,7%), seguida pela reação alérgica (41,6%) e da sobrecarga volêmica (5,5%). Conclusão: Comparado com dados gerais obtidos na literatura pode-se concluir que há provavelmente subnotificação das reações transfusionais. Este fenômeno pode se dever a falhas na detecção da reação pelo profissional de enfermagem e/ou médico ou mesmo ao hábito de não desencadear o processo de notificação como registro formal.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
CARACTERIZAÇÃO DA INCIDÊNCIA DE REAÇÕES TRANSFUSIONAIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM NATAL/RN. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3866