PERCEPÇÃO DOLOROSA E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A DOR PÓS-TORACOTOMIAS
Palavras-chave:
dor aguda, toracotomias, fatores de riscoResumo
Este estudo teve como objetivo identificar a intensidade da dor referida pelos pacientes e a opinião dos profissionais quanto aos fatores de risco de dor pós-toracotomia. Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Foram pesquisados 40 pacientes submetidos a toracotomias quanto a sua dor e 13 profissionais solicitados a opinarem sobre a intensidade da dor de zero a dez em seis fatores de risco para dor pós-toracotomias: tempo de cirurgia, tipo de incisão cirúrgica, dreno torácico, tipo de anestesia, idade e sexo. A média da dor foi comparada entre os profissionais e os pacientes e observou-se que a opinião dos profissionais quanto ao tempo cirúrgico, a localização dos drenos torácicos e o tipo de anestésico (apresentaram p-valor de 0,00, 0,00 e 0,01, respectivamente) têm influência na dor dos pacientes submetidos a toracotomias, porém a dor relatada pelos pacientes ao serem comparadas entre os fatores de risco para dor não observou-se diferença estatística. A avaliação da dor decorrente de toracotomias pelos profissionais que acompanham pacientes submetidos a toracotomias é imprescindível na realização de uma conduta eficaz para minimizar a dor pós-operatória, auxiliando desta forma, nos procedimentos fisioterapêuticos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
PERCEPÇÃO DOLOROSA E FATORES DE RISCO RELACIONADOS A DOR PÓS-TORACOTOMIAS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3863