ANÁLISE DA EFICÁCIA DA REALIZAÇÃO DA MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA EM UM INDIVÍDUO SEDENTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
qualidade de vida, sedentarismo, musculação terapêuticaResumo
A partir da revolução industrial, com a adoção de equipamentos para auxiliar o trabalho humano, houve uma redução na necessidade de esforço humano na realização das atividades laborais, propiciando a criação de vícios que favorecem a inatividade física. Para as empresas, o estilo de vida sedentário, adotado pela maioria dos seus colaboradores, gera gastos elevados, pela diminuição da produtividade ocasionada pelo grande número de afastamentos em função consultas médicas e de problemas de saúde. Nesse contexto o objetivo deste estudo foi analisar possíveis melhoras na qualidade de vida de indivíduos sedentários, funcionários de uma instituição particular de ensino superior, através do uso da musculação terapêutica O projeto foi realizado no período entre os meses de setembro de 2006 a julho de 2007, onde foram realizadas 30 sessões de musculação terapêutica, com uma voluntária. A mesma passou por uma avaliação antropométrica funcional inicial e após a finalização da aplicação do método. Os resultados indicaram que as variáveis utilizadas sofreram pequenas alterações o que indica a necessidade da manutenção do programa de exercício físico por um tempo mais prolongado.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE DA EFICÁCIA DA REALIZAÇÃO DA MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA EM UM INDIVÍDUO SEDENTÁRIO: UM ESTUDO DE CASO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3840