MÍDIA, ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL DE ALUNAS DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR
Palavras-chave:
Imagem corporal, Atividade Física, Mídia,Resumo
O presente objetivou conhecer a percepção da auto-imagem corporal, sua relação com a mídia e a prática de atividade física de adolescentes de escolas publica (EPU) e particular (EPA) do município de Timon-MA. A amostra foi composta por 45 alunas do 6º e 7º ano do ensino fundamental, com idade entre 11 e 12 anos, sendo 20 estudantes de EPA e 25 de EPU. Os dados foram coletados por meio de dois instrumentos de análise: Escala de imagem corporal (Tiggemann & Wilson-Barret), com 9 silhuetas indo da magreza (silhueta 1) a obesidade severa (silhueta 9), e Questionário com questões abertas e fechadas sobre corpo, beleza, fonte de informações e prática de atividade física. Os resultados mostraram insatisfação elevada nas duas escolas, sendo 92% na EPU e 85% na EPA, estando o primeiro grupo mais insatisfeito com a magreza e o segundo quer perder peso. O perfil corporal ideal que gostariam de ter coincidiu a silhueta 5 nos dois grupos, ou seja, elas querem um corpo magro. Modelos e atrizes são referência de corpo belo, divulgados principalmente na TV e nas revistas e em menor grau na internet. As meninas da EPU praticam menos atividade física que as da EPA, sendo que o primeiro grupo objetiva com esta prática a saúde e o segundo grupo busca emagrecimento. Conclui-se que a insatisfação corporal de escolares adolescentes é bastante alta e que a mídia tem influencia na opinião dessas adolescentes quanto a expectativa de um corpo ideal, as quais praticam atividade física com vistas a saúde e perda de peso.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-01-13
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MÍDIA, ATIVIDADE FÍSICA E PERCEPÇÃO DA AUTO-IMAGEM CORPORAL DE ALUNAS DE ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR. (2011). Fiep Bulletin - Online, 81(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/384