ANALGESIA INDUZIDA POR ELETROACUPUNTURA : UMA ABORDAGEM RETROSPECTIVA SOBRE A FREQUÊNCIA ESTIMULATÓRIA
Palavras-chave:
Eletroacupuntura, analgesia, freqüência estimulatóriaResumo
Desde 1979, a OMS recomenda a acupuntura como recurso terapêutico eficaz, em especial, para analgesia. Com o incremento dos avanços tecnológicos, foi introduzida a esta técnica tão antiga a associação de estimulação elétrica através das agulhas: a eletroacupuntura. Ainda hoje, há uma carência na padronização de procedimentos quanto aos parâmetros físicos que deveriam ser praticados nos aparelhos de eletroacupuntura. Por isso, neste artigo de revisão da literatura sintetizam-se informações sobre as faixas de freqüência utilizadas em eletroacupuntura, quando aplicada com o objetivo de produzir efeitos analgésicos, identificando quais as freqüências mais pesquisadas e recomendadas. Em pesquisas com técnicas bioquímicos, feitas em ratos, por diversos autores, entre os anos de 1979 e 2006, envolvendo os opióides endógenos liberados, observou-se que as faixas de freqüências mais pesquisadas em eletroacupuntura são 2, 4 e 100 Hz. Os dados que mais se repetem ou coincidem são a liberação de â endorfinas em 2 Hz e dinorfinas em 100 Hz. Alguns autores sugerem em suas pesquisas associar, de maneira alternada, o uso de freqüências baixas de 2 Hz com freqüência de 100 Hz, numa mesma sessão. Em pesquisas com seres humanos, observa-se que a faixa de freqüências testadas é mais alta e ampliada para cima variando de 1 a 1000 Hz. Estas diferenças na escolha das faixas de freqüências nas pesquisas decorrem de motivações próprias de cada autor. Tais especificações podem depender dos aparelhos disponíveis no mercado ou relacionarem-se à metodologia adotada para avaliar a melhora dos efeitos analgésicos. Estudos com seres humanos, bem como em outras faixas de freqüência, proporcionarão progressos científicos na área de eletroacupuntura.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANALGESIA INDUZIDA POR ELETROACUPUNTURA : UMA ABORDAGEM RETROSPECTIVA SOBRE A FREQUÊNCIA ESTIMULATÓRIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3825