JOGOS ESCOLARES: POLÍTICA MERITOCRÁTICA OU PARTICIPATIVA?
Palavras-chave:
Jogos Escolares, Meritocracia, ParticipaçãoResumo
O artigo publica resultados parciais de um estudo que busca construir conhecimento acerca dos Jogos Escolares e acerca da compreensão do significado dessa experiência para os estudantes que deles participam. O contexto estudado são os Jogos Escolares Municipais de uma Rede de Ensino da Região Metropolitana de Porto Alegre. Os Jogos, realizados anualmente, estão alicerçados nos princípios e na concepção do esporte educacional. Oportunizam a participação dos estudantes da Rede de Ensino, pública e particular, que tenham entre 11 e 17 anos, em diversas modalidades esportivas. A pesquisa está elaborada nos marcos teóricos e metodológicos de cunho qualitativo e teve como principais instrumentos de investigação a análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Foram colaboradores com o estudo seis estudantes de duas escolas e um Professor de Educação Física. Os critérios utilizados para a escolha das unidades escolares estão relacionados com o número de alunos e com a diversidade de modalidades de inscrição nos Jogos. Os atores foram indicados pelas equipes diretivas das escolas. Os principais resultados do estudo evidenciam desacordo entre as diretrizes dos Jogos e a prática pedagógica dos professores de Educação Física. Os estudantes integram as equipes participantes por meio de processos seletivos possibilitando, inclusive, que um mesmo estudante participe em diferentes modalidades e categorias. O calendário dos Jogos Escolares é definidor do planejamento das aulas de Educação Física, privando os estudantes de vivenciarem diferentes culturas do movimento. Entretanto, enquanto os professores apresentam atitudes que contrariam os princípios do esporte educacional, os estudantes destacam a socialização e o prazer de jogar como justificativas e motivações para a participação neste evento.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
JOGOS ESCOLARES: POLÍTICA MERITOCRÁTICA OU PARTICIPATIVA?. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3778