ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES DE ESPORTES INDIVIDUAIS E COLETIVOS, COM DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA.
Palavras-chave:
motivação intrínseca, esportes individuais e coletivos, experiênciaResumo
O objetivo deste estudo foi verificar o nível de motivação intrínseca de atletas participantes de esportes individuais e coletivos, com diferentes níveis de experiência. A amostragem deste estudo foi constituída por 448 atletas, de 16 a 18 anos de idade, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, karatê, judô, atletismo e natação. Para a coleta de dados foi empregado o “Inventário de Motivação Intrínseca para Esportes Competitivos”, de Mcauley, Duncan e Tammen (1989). Os dados foram coletados de uma amostragem empregando-se o sistema aleatório estratificado observando-se a proporcionalidade de 10% da população. Os dados foram analisados empregando-se uma análise de variância multifatorial com nível preditivo de p<0,05. Como apresentou diferença significativa na variável nível de experiência, foi desenvolvida uma análise de comparações múltiplas (post-hoc) Sheffé, a um nível de 95% de probabilidade. Os resultados demonstraram diferenças significativas nos níveis de motivação intrínseca em relação à variável nível de experiência a uma probabilidade de p<0.05. Em relação à variável esportes individuais e coletivos, o resultado não apresentou diferença significativa. Isto demonstrou que independentemente da modalidade desportiva em que o atleta esteja envolvido, seja individual ou coletiva, a motivação intrínseca foi um fator psicológico que não influenciou esta variável. Concluiu-se, com este estudo, que os atletas com níveis médios de experiência mostraram-se mais intrinsecamente motivados que os mais e os menos experientes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ANÁLISE COMPARATIVA DO NÍVEL DE MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA DE ATLETAS DE 16 A 18 ANOS, PARTICIPANTES DE ESPORTES INDIVIDUAIS E COLETIVOS, COM DIFERENTES NÍVEIS DE EXPERIÊNCIA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3767