AVALIAÇÃO DA CONFIANÇA DAS ESCALAS DE MENSURAÇÃO DA DOR EM UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS E DE ADULTOS JOVENS
Palavras-chave:
escala de dor, idosos, adultos jovensResumo
A dor é definida como desagradável experiência sensorial e emocional associada a um dano atual ou potencial do tecido, ou descrita em termos deste dano, recebendo a denominação de ”5º sinal vital”. Diante da subjetividade, complexidade e multidimensionalidade da experiência dolorosa, o primeiro desafio no combate à dor inicia-se na sua mensuração. Avaliar a concordância das escalas: Escala Visual Numérica (EVN), Escala de Faces, (EF), Escala Comportamental (EC) e Escala Gráfica de Palavras (EGP), com a Escala Visual Analógica (EVA), aplicadas em idosos e adultos jovens internados no Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Foi avaliada a dor de dois grupos de pacientes, idosos (grupo I) e adultos jovens (grupo II), contendo 100 indivíduos cada, no período de abril a julho de 2006, que foram selecionados conforme critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. A avaliação a dor foi realizada, através das escalas EVA, EVN, EF, EC e EGP. Verificou-se o nível de concordância com utilização do índice de Kappa. Foi possível observar que a EVN apresentou fraca concordância com a EVA no grupo I e boa concordância no grupo II. Já as escalas EC, EGP e EF, apresentaram concordâncias fracas principalmente no grupo de idosos. Pode se concluir que para a mensuração da dor, é de grande importância considerar o nível de escolaridade e a faixa etária do paciente, para a escolha do método mais adequado de avaliação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
AVALIAÇÃO DA CONFIANÇA DAS ESCALAS DE MENSURAÇÃO DA DOR EM UMA POPULAÇÃO DE IDOSOS E DE ADULTOS JOVENS. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3758