RELAçãO ENTRE TESTES DE POTêNCIA ANAERóBIA ALáTICA: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA A AVALIAçãO FÍSICA
Palavras-chave:
potência anaeróbia, salto, velocidadeResumo
A potência anaeróbica é um importante parâmetro para a avaliação da capacidade física do atleta. O teste de Wingate é o padrão-ouro para a avaliação desta capacidade, mas muitas vezes a sua aplicação é complexa e cara. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar se o squat jump (SJ), countermovement jump (CMJ) e velocidade de corrida em 10 m (V10) e em 40 m (V40) avaliam os parâmetros referentes à potência anaeróbia alática desenvolvida. Dez voluntários (23±8 anos, 64±21 kg, 161±47 cm), realizaram os testes de Wingate, corrida de 10 e 40 m, squat jump (SJ) e countermovement jump (CMJ). As correlações entre os dados de potência máxima relativa atingida (PMáxRel), tempo para atingir a potência máxima (TPMáx), velocidade de corrida (V10 e V40) e altura dos saltos foram analisadas. O estudo mostrou que o TPMáx não apresentou correlação significante com nenhuma variável. A PmáxRel teve maior correlação com a velocidade do V40 (r=0.962) que com a do V10 (r=0.832), e maior correlação com o desempenho no CMJ (r=0.944) que no SJ (r=0.920). A correlação entre os valores dos saltos e os da corrida mostrou que ambos os saltos tiveram maior correlação com a V40 (SJ=0,905 e CMJ=0,945) que com a V10 (SJ=0,826 e CMJ=0,870). Além disso, ambos valores de corrida (TV10 e TV40) apresentaram maior correlação com o CMJ (V10=0,870 e V40=0,945) que com o SJ (V10=0,826 e V40=0,905). Conclui-se que todos os testes aplicados, V10, V40, SJ e CMJ, são eficientes para a avaliação da potência anaeróbia alática.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
RELAçãO ENTRE TESTES DE POTêNCIA ANAERóBIA ALáTICA: BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA A AVALIAçãO FÍSICA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(2). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3748