ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E O ESTILO DE VIDA DE MORADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Atividade física, Estilo de vida, NahasResumo
O sedentarismo está relacionado a um estilo de vida com pouca atividade física. Isto pode ser mensurado através do gasto energético ou dispêndio calórico que um indivíduo necessita para realizar suas atividades de trabalho e domésticas, lazer e locomoção. Se este dispêndio calórico for inferior a 500kcal por semana este indivíduo é classificado como sedentário(S) e se indivíduo realizar atividades físicas que acumulem um dispêndio calórico semanal de 1.000 kcal, ele é classificado moderadamente ativo (MA). Objetivo: Analisar a associação entre o nível de atividade física e o estilo de vida de moradores da zona oeste do Rio de Janeiro. Metodologia: O presente estudo foi caracterizado com descritivo que segundo Thomas Nelson (2006), a amostra foi composta por 38 indivíduos de ambos os sexos, sendo 13 do gênero masculino e 25 do gênero feminino moradores de um condomínio na Barra da Tijuca da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou-se os questionários do ESTILO DE VIDA de Nahas (2006) e o IPAQ (Questionário Internacional de Atividade Física) na versão curta. Resultados: Os dados demonstraram maior percentual de indivíduos ativos no grupo estudado. Analisando as respostas correspondentes, foi utilizada como estatística para o Estilo de Vida o cálculo da Moda. De acordo com os componentes analisados, no que tange ao componente Nutrição tanto os homens quanto as mulheres deixaram uma questão em branco, onde se pôde observar que em ambos os sexos não há o hábito de inclusão de frutas e hortaliça em sua alimentação diária, já no componente Atividade Física apesar de não terem um hábito de prática de atividade física pelo menos 30 minutos pelo menos 3 vezes na semana, todos optam por subir escadas ao subir de elevador, em relação ao Relacionamento ambos os gêneros obtiveram valor máximo para cada questão. No que tange ao Comportamento Preventivo houve um ponto positivo onde hábitos como fumar e ingerir bebida alcoólica, não fazem parte do estilo de vida destes avaliados, porém os indivíduos do gênero masculino não possuem o hábito de controle de pressão arterial e níveis de colesterol o que é um fator muito preocupante, podendo propiciar ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares, já que há um déficit encontrado no componente atividade física. Em relação ao controle do stress os resultados foram considerados satisfatórios, pois todos procuram levar uma vida equilibrada.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E O ESTILO DE VIDA DE MORADORES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3717