“PROGRAMA EMAGREÇA FELIZ”: PERFIL DAS PESSOAS PARTICIPANTES, UMA REALIDADE DE CRICIÚMA
Palavras-chave:
Obesidade, Perfil, AeróbioResumo
A obesidade é definida como um excesso de tecido gorduroso no organismo. Para estudos epidemiológicos tem sido aceito o conceito de obesidade pelo índice de massa corporal (IMC) ou "índice de Quetelet", que relaciona o peso com a altura ao quadrado, igual ou maior do que 30kg/m2 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), independente do sexo e idade. O objetivo deste estudo foi verificar o perfil das pessoas que procuram programas de emagrecimento na cidade de Criciúma. A amostra foi constituída de 80 indivíduos com idades entre 20 e 63 anos de ambos os sexos e com o IMC maior 30 Kg/m². Para recrutamento da população do presente estudo foi realizada uma divulgação, com auxilio do setor de imprensa da Universidade do Extremo Sul Catarinense, e outros meios de comunicação (internet, jornais, rádios, televisão, entre outros). Os voluntários realizaram: teste de capacidade aeróbia (teste da milha); resistência muscular (abdominal e flexão de braços); perfil sócio-econômico; composição corporal (peso, estatura, índice de massa corporal (IMC), relação entre circunferência de cintura e quadril, porcentual de gordura, gordura em Kg e massa magra em Kg). Estas participarão de um programa que contará com exercícios aeróbios (caminhada) e com orientação nutricional. Quando comparados com os padrões indicados para saúde todos os índices que foram avaliados estavam considerados fora do normal ou ruins. Concluindo, a obesidade é uma doença de difícil tratamento e de elevada freqüência de fatores de risco cardiovascular mesmo em pacientes jovens.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
TRABALHOS PUBLICADOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
“PROGRAMA EMAGREÇA FELIZ”: PERFIL DAS PESSOAS PARTICIPANTES, UMA REALIDADE DE CRICIÚMA. (2014). Fiep Bulletin - Online, 78(1). https://ojs.fiepbulletin.net/fiepbulletin/article/view/3695